Sua Pele

28.12.2012

2013: Um ano cheio de novas conquistas

2013 está aí e quando pensamos em um novo ano logo vem a cabeça mil planos e desejos que pretendemos realizar. Entre tantos almejos, não podemos esquecer de algumas atitudes essenciais que nos deixarão dispostos a alcançá-los. Para começar o ano com corpo e mente a caminho da qualidade de vida, aproveite este checklist com valiosas dicas:

  • Evite a desidratação: Consuma mais líquidos, principalmente água. No verão é ainda mais importante, pois perdemos água por meio da transpiração;


  • Dê mais atenção ao rosto e pescoço, com hidratação intensa e limpeza diária;

  • Esfolie a pele uma vez por semana;

  • Uma boa noite de sono é essencial para a beleza e bem-estar. Durma no mínimo 8 horas;


  • Tenha protetor solar na bolsa em qualquer estação do ano e aplique todos os dias, mesmo quando não estiver sol. Saiba que 75% da radiação que recebemos acontece durante a exposição do dia a dia;

  • Nunca se exponha ao sol nos horários em que a radiação é mais intensa (das 10h às 16h);

  • Faça dieta rica em alimentos integrais, frutas, verduras e legumes;


  • Controle o stress: pratique esportes, faça meditação, ioga, pilates, caminhe ao ar livre.

Novos hábitos fazem nosso corpo reagir com mais vitalidade e beleza. Que o novo ano traga muito sucesso, saúde e bem-estar para todos vocês.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 01h55

20.12.2012

Natal: Tempo de união

Quando chegamos à semana do Natal, o espírito natalino, inconscientemente, nos toca e lembramos da importância de estar ao lado das pessoas que amamos. Hoje escrevo para homenagear as famílias e desejo que esta magia esteja em todos os lares com muita união e amor.


Quero agradecer a todos vocês pelo aprendizado trocado aqui, neste espaço tão especial sobre os cuidados com a pele. Também quero dizer que compartilhar sobre diversos temas com atuais e valiosas dicas sobre proteção solar, depilação, cuidados com as unhas, entre tantos outros foi muito prazeroso. Aproveitem os dias de descanso e curtição, mas não esqueçam de cuidar de um grande bem: Sua Pele!


E o melhor de tudo é saber que 2013 aponta e traz consigo a sensação de renovação, novas conquistas, aprendizados e, claro, muitas novas dicas para compartilharmos. 

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 01h21

12.12.2012

Mitos e Verdades: Queda de cabelos

A série Mitos e Verdades encerra 2012 com o tema Queda de cabelos. Um assunto recorrente nas estações mais frias do ano, mas que pode gerar dúvidas durante o verão, época em que há maior frequência de lavagens dos fios e o uso de leave-ins e outros finalizadores também acontece mais. Confira algumas dicas importantes:


1- Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz e leva à queda?

A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares e não leva à queda. Apenas fique atento para deixar os fios secarem livremente, pois abafá-los ainda molhados com toalha, bonés, chapéus, etc, pode gerar descamação e irritação ao couro cabeludo, além do aparecimento de caspas. Essas situações sim podem levar à quebra e queda dos cabelos.

2- A temperatura do chuveiro pode levar a queda capilar?

Mesmo no verão muitas pessoas insistem em tomar banho com água quente. A temperatura da água em si não provoca diretamente a queda capilar, mas pode agravar o problema de quem sofre de dermatite seborréica, pois a alta temperatura do chuveiro estimula a produção de oleosidade do couro cabeludo, o que também pode favorecer a queda capilar. Para evitar este risco, prefira água morna ou fria para lavar os fios.


3- Quais são os cuidados que se deve ter com o aumento do uso de leave-ins durante o verão?

No verão, principalmente durante os dias de praia e piscina, usamos com maior frequência finalizadores com filtro solar e leave-ins. Este aumento sem a utilização de um shampoo antirresíduos uma vez por semana pode trazer a sobreposição de produtos nos cabelos. O resultado são fios pesados. Além disso, não utilize esses produtos na raiz, pois podem acarretar em descamação, caspa e irritações, que como já sabemos, podem favorecer à queda.

4- Quais são os principais cuidados com os cabelos na estação mais quente no ano?

É fundamental a utilização de chapéus, bonés, viseiras, etc. Durante os dias na praia, todas as vezes que sair da água salgada, dê uma ducha de água doce nos fios. Utilize leave-ins com filtro solar na composição e aplique-os com um pente ou escova. Os melhores são os leave-ins em cremes, mas para quem tem fios mais finos, dê preferência para os sprays capilares com filtro solar.


5- O uso de secador e chapinha podem ocasionar e/ou aumentar a queda dos fios?

A queda dos fios está relacionada com problemas no couro cabeludo, então o uso de secador e chapinha pode resultar na quebra do fio e não na queda, pois são equipamentos com alta temperatura. Para evitar esta quebra, antes de fazer a finalização com esses aparelhos, proteja os fios com produtos cosméticos que tenham função térmica.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 14h19

05.12.2012

Mitos e Verdades: Manchas no rosto e nas mãos

Muitos são os cuidados para se ver livres de manchas de pele. Para falar um pouco sobre o surgimento de manchas no rosto e nas mãos e como podem ser evitadas, confira mais um tema da série Mitos e Verdades.

Quais são os tipos de manchas no rosto e nas mãos?

Existem dois tipos de manchas: o melasma, mancha grande e escura que surge na região das bochechas, centro do rosto e fronte e a melanose solar, mancha pequena que surge no rosto e nas mãos, popularmente chamada de mancha senil.

Como surge o melasma?

Os fatores que o causam são: consumo de anticoncepcionais, problemas hormonais, ingestão de hormônios e gravidez. A exposição solar é o seu fator desencadeante. Esse tipo de mancha é mais comum entre as mulheres, ou seja, a cada três que apresentam o melasma, apenas um homem manifesta o mesmo problema.

Como prevenir esse tipo de mancha?

Para conseguir impedir o problema, o primeiro passo é descobrir o agente causador da mancha. Se elas foram causadas pela pílula anticoncepcional, por exemplo, recomenda-se trocá-la por versões de baixa dosagem ou aderir a outros métodos contraceptivos.


E a melanose solar como surge?

A melanose solar é uma mancha menor que surge no rosto e nas mãos. Resultado da exposição solar acumulada ao longo dos anos é conhecida também como melanose senil, pois se manifesta, na maioria dos casos, em pessoas mais velhas. Isso acontece porque o efeito dos raios ultravioletas é cumulativo, ou seja, quanto maior a idade e maior o tempo que houve exposição solar sem os devidos cuidados, maior será o número de manchas.


Como ficar livre das manchas?

Algumas atitudes importantes para evitar o surgimento de manchas estão no uso diário de protetor solar, na aplicação de filtro solar de duas em duas horas durante os dias na praia e em evitar a exposição solar nos horários de radiação solar mais intensa (entre 10h e 16h).

Siga esses cuidados e aumente sua distância das manchas de pele. Durante o verão não é possível clareá-las, mas as atitudes diárias e conscientes para evitá-las já é um grande passo e sua pele agradecerá muito. Fique atento aos próximos temas da série Mitos e Verdades como tratamentos a laser e queda de cabelo.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 13h34

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!