Sua Pele

28.11.2012

Dr. Marcelo Bellini participa ativamente de Congresso em Atibaia

Membro da Sociedade Brasileira e da Academia Americana de Dermatologia, o Dr. Marcelo Bellini ministrará duas aulas na 17ª edição da Radesp 2012 Atibaia, Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo, que acontece entre 29 de novembro e de dezembro no Bourbon SPA Resort Atibaia.

O evento aborda as principais temáticas como prevenção, doenças e novas técnicas de tratamentos para a pele. O Dr. Marcelo Bellini prepara suas palestras sobre os avanços das novas tecnologiaslaser e as novidades nos tratamentos de flacidez corporal e facial, gordura localizada e celulite. Será uma ótima oportunidade de atualização para todos os dermatologistas de São Paulo.

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h55

24.11.2012

Mitos e verdades: Unhas

As unhas se tornaram um dos principais assuntos entre as mulheres, com técnicas modernas e diferentes que surgem a cada dia. Porém alguns cuidados são imprescindíveis para deixá-las sempre saudáveis e até mesmo identificar problemas de saúde. Confira algumas dicas importantes em mais um tema que dá continuidade a série de Mitos e Verdades.


1 - Esmalte vermelho e/ou escuro fortalece as unhas?

As cores escuras necessitam de muitas camadas durante a aplicação, dando uma sensação de espessamento da unha e a falsa impressão de que ela ficou mais forte. Lembre-se que esse tipo deesmalte contém muitos fixadores e, para tirá-lo precisamos de bastante acetona ou removedores, o que pode desidratar a unha e enfraquecê-la.

Sim, se a cutícula é retirada em excesso, pode provocar alterações no formato da unha ou até mesmo inflamações ao seu redor, como a paroníquia. Nesses casos, pode-seretirar um pouco e empurrar o restante.

2 - Retirar a cutícula faz mal para unha?

Sim, se a cutícula é retirada em excesso, pode provocar alterações no formato da unha ou até mesmo inflamações ao seu redor, como a paroníquia. Nesses casos, pode-se retirar um pouco e empurrar o restante.

3 - Unhas quebradiças representam algum problema?

Em muitos casos, unhas quebradiças podem sinalizar problemas internos como anemia, alterações da tireóide, distúrbios hormonais e déficit de nutrientes como zinco e cobre. Portanto, ao notar que as unhas estão quebrando com facilidade, procure a avaliação e o tratamento com um dermatologista.

4 – Devemos nos preocupar com alterações da coloração das unhas?

Depende. Aqueles pontos brancos que muitas pessoas chamam de "presentinhos" não são problema. Geralmente, estão associados a pequenos traumas das unhas.

Já colorações amarelas, esverdeadas ou brancas merecem preocupação, pois, se estiverem associadas ao descolamento da unha, podem indicar a presença de micoses. 

5 - É importante ter material próprio para os cuidados das unhas?

Sim, monte um kit com tesoura, alicate, cortador de unha e lixas descartáveis e não compartilhe com ninguém, nem com a (o) melhor amiga (o). Leve-o sempre a manicure e não se esqueça de higienizá-lo após o uso.

6 - Cuidar das unhas com podólogo é fundamental?

Depende, se você não apresenta alterações ou problemas como encravamentos ou micoses, pode cuidar em casa ou com a manicure. Cheque sempre se o podólogo esteriliza com autoclave (calor úmido) e o material deve vir embalado a vácuo em plásticos transparentes e não em caixas de metal.

E por último, lembre-se de que as mãos podem ser reveladoras...

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 01h53

13.11.2012

Pele Lisinha para o feriado

Atendendo a pedidos vamos fazer uma programação diferente para esta semana. O tema de hoje é depilação e para aproveitar o feriado prolongado vamos dar dicas para eliminar os pelinhos indesejados tomando os devidos cuidados para deixar a pele lisinha e sem irritações.

A depilação faz parte da rotina de homens e mulheres, por isso, para saber as características de cada tipo confira o quadro abaixo para ficar por dentro dos cuidados, duração e possíveis riscos que envolvem os procedimentos.

Método

Ação

Duração

Cuidados

Riscos

Lâmina

Corta a parte superficial do pelo.

2 dias

Esfoliar a pele na véspera e no dia da depilação, além de fórmulas hidratantes e calmantes como aloe vera, camomila e azuleno. Não expor ao sol no dia da depilação.

O uso frequente pode causar irritações e alergias

Ceras (quente e fria)

Arrancam os fios pela raiz

20 dias

Procurar esfoliar a pele três dias antes e não esfoliar e evitar a exposição ao sol após a depilação. Checar se o material foi preparado para o uso e descartado após.

A depilação com cera quente não é indicada para quem tem vasinhos na perna.

Laser


Os raios são guiados pela melanina dos pelos, que são destruídos.

6 meses

Evitar a exposição ao sol. Isso ocorre porque a pele bronzeada capta mais a luz do laser, o que pode resultar em manchas.

O tratamento a laser pode provocar breves reações como vermelhidão e irritação.

Cremes Depilatórios


Corroem o fio, mas não retiram sua raiz.

3 dias

É necessário realizar o teste de sensibilidade. Não esfoliar a pele e não expor ao sol entre o dia da depilação e o dia seguinte.

Pode causar alergia.

Aparelhos Elétricos


Enrolam e puxam os pelos pela raiz

1 semana

A retirada dos pelos deve ser realizada no sentido de crescimento do pelo para prevenir fios encravados.

Encravamento do pelo.

Após a pele depilada, a utilização de hidratantes com fórmulas oil free, géis ou mesmo mousses que obtenham substâncias hidratantes e calmantes em suas formulações como uréia, ácido lático, óleo de macadâmia, óleo de rosa mosqueta, óleo de maracujá, camomila, aloe vera, alfabisabolol e azuleno, não obstrui os poros e ajudam a manter a pele bem cuidada.

Para a ala feminina há três categorias de depilação:

- Básica: atinge axilas, pernas e virilha.

- Intermediária: abrange os itens da básica e também sobrancelha e buço.

- Avançada: passa pela básica e intermediária, até a área das coxas e a região genital.


Para as mulheres adeptas a depilação total na região genital é importante dizer que é preciso respeitar pelo menos 1 e ½ centímetro da borda extrema dos grandes lábios, pois os pelos funcionam como proteção e na manutenção do Ph da região genital. Se removidos, aumentam os riscos de alergias, irritações e até mesmo corrimentos. Portanto, o ideal é aparar os pelos deixando-os com um tamanho curto, mas presentes.


Com essas dicas e orientações, curta bem o feriado. Na próxima semana voltaremos com a série de Mitos e Verdades

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 23h53

08.11.2012

Mitos e verdades: preenchimento

Um dos queridinhos dos dermatologistas e das pessoas que buscam por métodos não cirúrgicos de rejuvenescimento estético é o preenchimento, um procedimento frequentemente realizado com aplicações de ácido hialurônico. Confira se tudo o que você já ouviu sobre esse método é verdade:


1. Quais são as substâncias usadas para esse procedimento?

O preenchimento mais utilizado é o ácido hialurônico em diferentes apresentações, de acordo com o objetivo do tratamento. Existem seringas com uma consistência mais leve, mais moderada ou mais densa da substância. O ácido hialurônico usado nos procedimentos estéticos é uma versão sintética, ou seja, criada em laboratório, idêntica à que já existe no nosso organismo.

2. Em quais partes do corpo podemos fazer o preenchimento?

As áreas mais frequentes são a região do bigode chinês, lábios, rugas ao redor dos lábios, nas bochechas do rosto, para correção de olheiras, mãos, para as linhas do pescoço, para preencher depressões da celulite, para atenuar linhas de expressão, correção de cicatrizes. E também existe um ácido hialurônico muito leve que é usado para hidratação do rosto, pescoço, mãos e colo.


3. Tem contraindicações?

Os preenchimentos para correção de rugas faciais e hidratação são mais indicados para pacientes a partir de 30 anos, pois é a fase em que começam a diminuir a produção de colágeno e a capacidade de retenção de líquido.

Desde que realizado por um médico dermatologista com conhecimento para tal procedimento, o preenchimento com ácido hialurônico é extremamente seguro. Por ser uma substância idêntica à que já existe no nosso organismo, não é tóxica e sem risco de alergias ou rejeições.

As contraindicações são em casos de gravidez e amamentação.

4. Tem o mesmo efeito que a toxina botulínica? Qual a diferença?

O objetivo da toxina botulínica é realizar uma paralisia controlada da musculatura. A aplicação usual é na fronte, lateral dos olhos e rugas ao redor dos lábios. A intenção é elevar o olhar e reduzir as rugas causadas pela contração do músculo. Já o objetivo do preenchimento é restaurar volume. Ele também pode ser aplicado em rugas e, em determinados casos é complementar à toxina botulínica. Por exemplo: realizamos primeiro a aplicação da toxina botulínica na região da fronte e, se ainda persistirem linhas ou rugas, completamos com preenchimentos. O mesmo pode ser feito na lateral dos olhos e nas rugas ao redor da boca.

5. Depois que acaba o efeito, volta-se a estaca zero?

O preenchimento causa uma melhora significativa, com uma duração média de 9 meses a 1 ano. Após a absorção do ácido hialurônico, há a necessidade de repetirmos o procedimento.

6. Se repetirmos muitas aplicações, com o tempo perde o efeito no organismo?

Não, podemos reaplicar várias vezes, pois o produto é totalmente absorvível. E a cada aplicação, obtemos os mesmos resultados.

7. Em quanto tempo aparecem os resultados?

Os resultados aparecem imediatamente após aplicação, mas, pode ocorrer um pouco de inchaço ou vermelhidão no local. Nos dias que se seguem, o produto se acomoda na região aplicada e, portanto, o resultado final aparece em três ou quatro dias.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 08h23

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!