Sua Pele

27.09.2012

Flacidez

A flacidez pode surgir devido a perda da sustentação da pele por uma diminuição da quantidade de colágeno, resultando no prejuízo de contornos e pele mais frouxa (como se a pele estivesse solta e até mesmo com dobras), ou por problemas no componente muscular que pode resultar na perda de tônus e de volume da musculatura, levando a perda da definição corporal. As causas estão relacionadas ao ritmo de envelhecimento, características genéticas, maus hábitos alimentares, fumo, sedentarismo, carência nutricional e excesso de exposição ao sol.


Ativos

Vitamina C - estimula a produção de colágeno.

Ácido retinóico, retinol, ácido glicólico e retinaldeido - estimulam e renovam o colágeno.

Silício orgânico como densiskin, procollasyl, hidroxiprolisilane C - renovam e estimulam a reestruturação do colágeno.

Caviar - estimula e renova a produção de colágeno.

Tensine e raffermine - tensionam a pele.


Tratamentos

Radiofrequência - estimula a produção de colágeno e reduz a frouxidão das fibras de colágeno e elastina. São necessárias de 10 a 12 sessões, 1 por semana.

Laser 1540 fracionado - como não é um laser ablativo podemos aplicar formulações hidratantes e calmantes logo após a sessão. São indicadas formulações em serum com função reparadora, regeneradora e firmadora. Como a principal indicação desse tratamento é de melhora da textura e flacidez temos que pensar em ativos de estimulação de colágeno. Ativos via oral como Exsynutriment, vitamina C, vitamina E, licopeno, Bio Arct, entre outros. São necessárias de 3 a 4 sessões, 1 vez por mês.

Ultrassom focal - aplicamos creme anestésico e na sequência marcamos a área a ser tratada. Deixa leve vermelhidão que perdura por 2 horas. Sessão única na região a ser tratada, mas os resultados aparecem após 2 meses. Indicado para flacidez leve sem excesso de pele.


Dica

Esfoliação caseira - mistura de sal marinho e sabonete líquido, aplique 2 vezes por semana seguido de hidratação com os ativos citados anteriormente.

Na próxima semana o último tema da série – Body Acne. Não perca!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 01h14

19.09.2012

Celulite

A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele, causando um aspecto de “casca de laranja”. Ela surge pela alteração da circulação linfática, o que prejudica a remoção de toxinas, levando ao acúmulo de líquidos que geram compressão e ainda pioram o processo. As causas estão associadas à má circulação sanguínea, sedentarismo, fumo, obesidade, disfunção hormonal, herança genética e má alimentação (dieta rica em gorduras carboidratos e açúcares).


Ativos mais eficazes

Adiporreguline, adipol e celulinol - tem efeito no metabolismo das gorduras.

Aminofilina e cafeína - ajudam na circulação reduzindo inchaços e retenção de líquidos.

Retinol - ajuda na melhora da superfície da pele reduzindo o aspecto de casca de laranja.

Rutina - tem efeito na melhora da circulação.


Tratamentos

Drenagem linfática - deve ser realizada por mãos hábeis e bem treinadas, onde a pressão deve ser moderada e não intensa, a compressão deve ser feita de forma adequada sem garrotear a área ou causar hematomas. Reduz edemas e retenções. São necessárias 8 ou 10 sessões, duas vezes por semana. É necessária a manutenção uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Sessões de endermologia + infravermelho + radiofrequência - a endermologia realiza sucção e rolamento, melhorando a retenção, as traves de fibrose e melhorando a circulação. Já o infravermelho estimula o colágeno o que evita a flacidez e a radiofrequência aumenta a temperatura no local o que acelera o metabolismo e reduz o estoque de gordura das células. São necessárias 12 sessões, 2 vezes por semana. Existe outro equipamento que tem sucção + radiofreqüência - para este são necessárias de 6 a 8 sessões, 1 vez por semana.

Ácido Hialurônico - preenchimento das depressões e irregularidades com o uso de ácido hialurônico de alta densidade. Marcamos a área com a paciente em pé. Aplicamos anestesia injetável e com agulha aplicamos o produto na região. Realizada apenas uma sessão


Dicas

- Em casa uma dica interessante é realizar ducha fria nas pernas ao final do banho a fim de estimular a circulação.

- Aplicar as fórmulas de forma ascendente com as 2 mãos como se estivéssemos garroteando as pernas, em movimentos deslizantes e de bombeamento, seguindo no sentido do tornozelo ao joelho e depois joelho em direção à virilha.

- Aplicar uma formulação indicada e envolver a área com filme plástico antes de dormir ou aplicar e vestir bermuda compressiva para tratar celulite, para otimizar os resultados.

Na próxima semana, Flacidez. Acesse!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br    

Por Equipe Corpo em Evidência às 22h55

12.09.2012

Trabalhe seu corpo para o verão

O verão está chegando e para não fazer feio nas praias, piscinas, clubes e encontro com os amigos temos que estar em dia para a estação mais quente do ano. Pensando nisso, elaboramos uma série com quatro matérias sobre os problemas de beleza que mais incomodam as mulheres na hora de colocar o biquíni. Saiba como tratar estrias, celulite, flacidez, body acne e prepare-se para o verão.


Estrias

As estrias surgem devido à distensão das fibras de colágeno e elastina que se rompem. Assim que acontece a ruptura temos a estria recente que é avermelhada, pois existe um componente vascular associado. Com o passar do tempo surge o processo de reparação do nosso organismo (cicatrização do local), o que gera a estria branca ou antiga.

As estrias podem aparecer devido ao crescimento (estirão da adolescência), ganho de peso, ganho de volume na região dos seios ou das nádegas, musculação excessiva com hipertrofia, gravidez e medicamentos como corticóides.


Ativos mais poderosos

- Ácido retinóico: promove a renovação celular e estimulação do colágeno. Deve-se evitar exposição ao sol.

- Vitamina C: tem efeito na estimulação da produção de colágeno.

- Hidroxiprolisilane C (silício orgânico associado à vitamina C): promove reestruturação das fibras de colágeno.

- Óleo de rosa mosqueta: tem efeito estimulador e reparador do colágeno.


Tratamentos

Peeling de Ácido Retinóico (5% ou 7%) - Inicia-se com peeling de cristal para aumentar a penetração do ácido que é pincelado em toda a região, depois o local é envolvido com filme plástico, agindo por 4 a 6 horas, lava-se após. Eritema e descamação são notados por 2 a 3 dias. Devemos utilizar fórmulas hidratantes e revitalizantes. Reiniciar com o ácido retinóico uma semana depois. Repetir a sessão a cada 15 dias, são necessárias de 6 a 8 sessões no total. Ideal para quem tem muitas estrias e em várias regiões. Melhora a maior parte delas e nas remanescentes realizamos tratamento a laser.

Laser - laser fracionado que não queima a superfície da pele (não abrasivo), ele faz colunas de agressão na pele e com aquecimento na profundidade da derme promove a renovação, reestruturação e estimulação da produção de colágeno. Ė o único tratamento, atualmente, reconhecido pelo FDA como satisfatório para tratamento de estrias. Aplicamos creme anestésico por 30 minutos, higienizamos a região e iniciamos com o laser (microperfurações na pele na forma de pequenos quadrados). Logo após notamos vermelhidão e inchaço na região tratada, que perdura por 4 a 6 horas. São realizadas de 4 a 6 sessões, 1 vez ao mês. O paciente não pode se expor ao sol durante o tratamento.

Não perca, na próxima ...   celulite

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br                                      

Por Equipe Corpo em Evidência às 22h49

05.09.2012

Como você escolhe?


   1) Shampoo

    a) Pelo cheiro.

    b) De acordo com o tipo de cabelo.

    c) Pela formulação.

 

 2) Esmalte

  a) Pela nome criativo ou pela cor.

  b) Pela marca.

  c) Pelos componentes.


3) Sabonete

 a) Pela fragrância.

 b) De acordo com o tipo de pele.

 c) Pela composição.

 

    4) Creme hidratante

     a) Pelo preço.

     b) Pelos ativos e aroma.

     c) Pela formulação.

 

    5) Maquiagem

      a) Pelo preço.

     b) Pela marca.

     c) Pela composição.


   6) Protetor Solar

    a) Pela marca.

    b) Pelo FPS.

    c) Por indicação dermatológica.

Resultado

Maioria das respostas A: Você é um(a) consumidor(a) desatento(a). Recomendamos que você reavalie os cuidados com a sua pele e cabelos.

Maioria das respostas B: Você é um(a) consumidor(a) atento(a) e preocupado(a). Mas precisa melhorar os cuidados com a saúde da pele e dos fios.

Maioria das respostas C: Você é um(a) consumidor(a) atento(a), preocupado(a), antenado(a) e crítico(a). Parabéns! Continue assim.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 20h21

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!