Sua Pele

29.08.2012

Encontro de Atualização Científica em Miami (EUA)

O Dr. Marcelo Bellini esteve presente no Encontro Latino-Americano de Atualização Científica 2012, realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em Miami nos EUA. O congresso que fala sobre toxina botulínica e preenchedores teve como finalidade discutir os avanços no que se refere ao uso da toxina e dos preenchedores a base de ácido hialurônico.


Participaram desse evento, os médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos brasileiros com maior experiência no uso desses produtos, além de médicos de outros países da América Latina.

O evento é um dos mais aguardados do ano pelos especialistas, pois mostra o que existe de maior novidade em técnicas com o uso dessas substâncias. Em breve, o Dr. Marcelo Bellini vai poder oferecer aos seus pacientes essas novidades, além de poder explicar aqui no blog o que teve oportunidade de conferir em Miami.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 www.marcelobellini.com.br 

Por Equipe Corpo em Evidência às 23h48

22.08.2012

Cuidados com as mãos

Devemos cuidar das mãos com bastante atenção, pois elas também envelhecem, perdem o brilho e a elasticidade. Por ter a pele fina e delicada se tornam muito suscetíveis a desidratação e são bastante sensíveis as mudanças de temperatura e aos agentes externos. Diferente de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo, por isso, é necessário cuidar sempre delas. Veja abaixo os principais problemas e como tratá-los.


Manchas escuras

Queixa frequente entre os pacientes. Chamamos essas manchas de melanose solar ou melanose senil, aparecem devido a exposição recorrente a radiação solar acumulativa e ao próprio processo de envelhecimento.

Tratamentos: luz pulsada, uma sessão por mês, de 3 a 4 sessões.

Há necessidade de utilizar protetor solar de forma contínua, não há necessidade do uso de luvas. Para reduzir a possibilidade das manchas voltarem devemos utilizar formulações contendo ácido retinóico ou glicólico associado com substâncias clareadoras como ácido kójico, fítico ou hidroquinona.


Mãos com aspecto emagrecido com perda de volume

É comum com o envelhecimento percebermos com maior nitidez as veias e os ossos das mãos, o que acaba revelando um aspecto estético que denuncia a idade.

Solução: realizar preenchimento com ácido hialurônico com agulha muito fina a fim de recuperar o volume. Para reduzir o desconforto utilizamos creme anestésico antes do procedimento. Realizamos uma sessão com resultado que dura aproximadamente 1 ano. O procedimento é seguro sem riscos de alergias ou rejeições.



Perda da hidratação

Como as mãos ficam muito expostas ao frio, baixa umidade, lavagens frequentes, produtos químicos e atrito podem acabar ficando muito ressecadas.

Solução: uso de fórmulas ricas em uréia, ácido lático, glicerina, ácidos graxos em altas concentrações. No consultório podemos aplicar ácido hialurônico leve, bem superficialmente o que reduz aquele aspecto enrugado, revitalizando as mãos. São várias pequenas punturas como mesoterapia (intradermoterapia).

Dica: utilizar fórmulas hidratantes e envolver as mãos com filme plástico para dormir.



Cuide sempre das mãos, pois elas podem ser reveladoras...

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br 

Por Equipe Corpo em Evidência às 17h28

17.08.2012

Dr. Marcelo Bellini no Programa Mulheres

Na segunda-feira, 20 de agosto, o Dr. Marcelo Bellini, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira e da Academia Americana de Dermatologia, participará do programa Mulheres, na TV Gazeta.

O médico vai falar sobre truque de beleza das famosas e sobre os mitos e verdades das receitas caseiras utilizadas por elas. Não perca!

O programa vai ao ar a partir das 14h.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 17h24

10.08.2012

Dia dos Pais

Voce sabia?

- Que o primeiro ato em comemoração ao pai partiu de um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para homenagear seu pai.

- Que o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos seriam homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. A ideia surgiu um ano antes, através da norte-americana Sonora Louise Smart Dodd que queria um dia especial para homenagear a força e a generosidade do pai, William Smart, um veterano de guerra que ficou viúvo e teve que criar os seis filhos sozinho.


- Que em 1972, o presidente Richard Nixon, proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

- Que no Brasil os pais ganharam um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu de um jornal, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim, mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

- Que em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955.


O Dia dos Pais até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto e essa data especial está chegando. Existem diversas formas de homenagear e celebrar essa data e há tempos poetas, cantores e filhos emocionados tentam exprimir em textos, poemas e canções o valor de um pai. Acreditamos que não há palavras para explicar a relação entre pai e filho, então aproveite esta data para manifestar esse amor, respeito e gratidão. Feliz Dia dos Pais!

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 18h01

Itens indispensáveis para suas férias de inverno

A estação mais fria do ano já chegou! Para aproveitar as férias de julho nesse friozinho muitas pessoas se programam para passear no campo e curtir o ar romântico do inverno. Mas nessa época a pele precisa de cuidados extras durante o dia todo, por isso, é hora de turbinar a nécessaire com itens que não podem faltar na bagagem para enfrentar a estação mais fria do ano.


Para o rosto

  • Hidratante labial: Para uso noturno formulado à base de DENSISKIN, MATRIXYL (firmadores), NMF, ceramidas (hidratantes) e também licochalcone e glicerina.

  • Demaquilante: Para pele oleosa (mousses ou géis), pele mista (leite de limpeza) e pele seca (creme de limpeza).

  • Hidratantes faciais: Esse tempinho frio colabora para que a nossa pele fique mais ressecada. Durante a noite a pele do rosto necessita de mais hidratação, como uma preparação para o dia seguinte. Aposte em cremes ricos em vitaminas e antioxidantes (C, E, ácido ferúlico ou Coffeskin). Escolher o produto que respeite o tipo de pele. Gel creme ou oil free para peles mistas, géis ou séruns para peles oleosas, creme ou loção para pele seca.

  • FPS nas áreas descobertas (rosto e mãos): Nos períodos de frio a radiação solar persiste e causa os mesmos danos detectados no verão. Utilize FPS 20 ou 30. Nunca se esqueça de aplicar protetor solar também nas mãos. Quem não utiliza luvas precisa passar FPS. Obs. Neve - Para quem programou o passeio a regiões com neve, a proteção solar deve ser intensificada, afinal, a radiação solar produz reflexos na neve. Esse reflexo também pode causar queimaduras na pele.


Para o corpo

  • Hidratante corporal: Fórmulas elaboradas com uréia e ácidos graxos (que mimetizam a composição da pele). É fundamental que sejam fáceis de espalhar e de rápida absorção.

  • Sabonete líquido: Ph compatível com a pele, hipoalérgicos e com substâncias hidratantes que diminuem perdas e repõem o manto lipídico da pele.

  • Creme potente hidrante para mãos e pés: Contendo uréia em concentrações elevadas (20%), glicerina e lanolina para evitar ressecamentos e rachaduras.

Para os cabelos

  • Leave-in: Ricos em silicones, queratina, aminoácidos, Bio-restore e manteiga de Illipê.

  • Shampoo: Opte por shampoos com Ph semelhante ao couro cabeludo (PH=5) para evitar irritações, sensibilidades e que mantém as propriedades dos fios.

Com esse kit na mala os cuidados de beleza ficarão sempre em dia mesmo que você esteja longe de casa. Boa viagem!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 17h53

Inverno com a pele e cabelos bem cuidados

O inverno está chegando e com o clima frio e seco a nossa pele e cabelos costumam ficar mais sensíveis e ressecados. Nessa época também é comum o banho mais quente e demorado e a baixa ingestão de líquidos o que pode ocasionar a desidratação. Pensando nisso, apresentaremos uma série com quatro matérias sobre os problemas de beleza mais comuns no inverno e como tratá-los. São eles: ressecamento da pele, dermatite seborreica, queda de cabelo e sensibilidade da pele (rosácea).


Ressecamento da pele

No outono e inverno com o vento, a baixa umidade do ar e o chuveiro quente temos uma perda maior do manto lipídico e o consequente “roubo” da hidratação da superfície da pele. Quando reduzimos o manto lipídico da nossa pele perdemos a capacidade de retenção de líquido, o que resulta em ressecamento.

Além disso, se não realizamos hidratação com fórmulas adequadas e hidratação via oral, começamos a notar a perda do brilho, da elasticidade e até mesmo a descamação da pele. Em casos extremos também podemos notar fissuras ou rachaduras. Por isso é muito importante hidratar e cuidar da pele nessa época do ano.

Ativos e como tratar

Para tratar o corpo é preciso reduzir a temperatura do chuveiro, usar óleos de banho bifásico, escolher sabonetes de glicerina ou sabonetes para pele sensível. Utilizar fórmulas hidratantes ricas em glicerina, uréia, ácido lático, lactato de amônio, ácidos graxos, óleos como maracujá, calêndula e macadâmia, entre outros, ajudam a hidratar e proteger a pele. Deve-se aplicar logo após o banho com o corpo ainda ligeiramente úmido.

Se existir descamação ou sensibilidade da pele é preciso evitar a esfoliação, bem como o uso de buchas ou esponjas.

Em clínicas podemos utilizar máscaras de hidratação rosto ou corpo com altas quantidades de princípios ativos. Uma dica interessante é que em casa podemos aplicar a fórmula hidratante e enrolar em filme plástico para aumentar a absorção.

Para o rosto os ativos mais indicados são: ácido hialurônico, EPS, NMF, nanosfera de vitamina C, ácido lático, AHA, entre outros.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br  

Por Equipe Corpo em Evidência às 16h40

Os benefícios dos nutricosméticos

Os nutricosméticos são pílulas que contêm uma associação de ativos indicados para combater as carências e reforçar as necessidades do organismo. Essas pílulas são recomendadas considerando a idade dos pacientes e também suas queixas.

Se tomados de forma correta e de acordo com as indicações os nutricosméticos podem trazer diversos benefícios, como: prevenção de manchas na pele, redução da flacidez, antienvelhecimento, melhora da textura da pele, fortalecimento dos fios e combate à queda, diminuição da fragilização das unhas e melhora da disposição.


Para saber que tipo de nutricosmético tomar é importante ter um acompanhamento médico, pois é preciso realizar exames laboratoriais para detectar déficits de nutrientes e a necessidade de outros elementos como ferro, zinco, ácido fólico e assim conseguir dosar a aplicação correta das cápsulas. Também são verificados os hábitos alimentares, exposição solar, níveis de estresse, se o paciente dorme bem, se é fumante, etc. Todas essas características contribuem na prescrição do médico, que leva em conta todos os fatores do organismo e da rotina dos pacientes.


Se você já faz ou vai começar a fazer uso dos nutricosméticos, fique atenta!

- Não deixe de se alimentar corretamente pensando que o nutricosmético supera as deficiências alimentares.

- Siga a dose prescrita adequadamente.

- Caso note algum sintoma gastrointestinal, intestino preso ou mudança no padrão de evacuação, recorra ao médico e exponha os sintomas.

- O nutricosméticos são apenas coadjuvantes na busca pela beleza e saúde ideais, por isso faça exercícios físicos regularmente, utilize protetor solar todos os dias, hidratantes e fórmulas específicas para o rosto e corpo e continue investindo na alimentação saudável e na ingestão de líquidos.


Principais ativos e indicações:

Exsynutriment (silício orgânico) - estimula a produção de colágeno, fortalecimento e crescimento dos fios.

Licopeno (extraído do tomate cozido) - possui ação antioxidante (prevenção do envelhecimento).

Bio-arct (extraído do cultivo de algas originárias de regiões muito frias) - Essas algas são muito ricas em substâncias antioxidantes porque precisam vencer as adversidades do clima.

Resveratrol - Polifenóis do vinho que têm grande propriedade na proteção da pele contra a radiação ultravioleta.

Polypodium leucotomos - Extraído de uma samambaia, também tem efeito de proteção contra a radiação ultravioleta.

Vitamina C - Estimula a produção de colágeno, protege o colágeno e ajuda na revitalização e regeneração da pele.

Biotina - Tem efeito no fortalecimento, reestruturação e crescimento dos fios.

Vitamina E - O mais poderoso antioxidante. Está envolvido com a revitalização da pele e renovação celular.

Glicoxyl - Efeito antiglicação (antienvelhecimento). O aumento do consumo de carboidrato aumenta a glicação (acelerador do envelhecimento). É um poderoso antienvelhecimento.

Sob supervisão médica os nutricosméticos são mais um aliado na busca pela beleza.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 13h48

Evento de fotoproteção na Editora Abril

O Dr. Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo em Evidência, participou de um encontro com a imprensa especializada em beleza e saúde na última quinta-feira, 12 de julho, na Editora Abril. De maneira descontraída e atual, o médico falou sobre as principais novidades em fotoproteção e explicou a diferença entre os diferentes tipos de luzes, filtros e fatores solares, com destaque para os fotoprotetores com cor, que podem ser utilizados de forma cosmética.

O dermatologista ainda explicou para as jornalistas as alterações recentes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na regulamentação dos fotoprotetores e o impacto dessas mudanças nos produtos existentes no mercado nacional.

O evento também contou com a presença do maquiador Jr. Mendes que demonstrou a aplicabilidade dos fotoprotetores com cor na maquiagem diária. “Os filtros solares com adição de cor são uma boa opção para a mulher utilizar no dia a dia. Com o corre-corre muitas esquecem de utilizar os filtros solares com a frequencia necessária e com esses produtos ao mesmo tempo em que se protege a pele também se está retocando a maquiagem”, afirma Marcelo Bellini.


Durante o encontro as jornalistas puderam esclarecer dúvidas e acrescentar informações sobre os assuntos que estarão em pauta nas estações mais quentes do ano. Estiveram presentes no evento representantes das revistas: Ana Maria, Boa Forma, Claudia, Contigo, Elle, Gloss, Manequim, Máxima, Nova, VIP e Women’s Health. O Dr. Marcelo Bellini aproveita para agradecer a presença de todas e deixar um abraço especial a cada jornalista.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br   

Por Equipe Corpo em Evidência às 12h11

01.08.2012

Você cuida bem da sua maquiagem?

   1) Você sabe o que é primer?

     a) Tenho dúvidas.

    b) Não.

    c) Sim.

 

 

    2) Você sabe o que é demaquilante bifásico?

      a) Acho que sei.

     b) Não tenho idéia.

     c) Sim.

 

 

    3) Você usa um demaquilante específico para a área dos           olhos?

       a) Às vezes. 

      b) Não. Utilizo o mesmo em todo rosto.

      c) Sempre uso.

 

 

     4) Você usa maquiagem com filtro solar ou filtro solar               com maquiagem? Sabe a diferença?

       a) Sempre uso um ou outro mas não sei a diferença.

      b) Não sei a diferença e não faço questão de usar filtro                solar.

      c) Sei a diferença. Sempre uso filtro solar que contenha                maquiagem ou utilizo o filtro antes de me maquiar.

 


     5) Você checa a validade da maquiagem?

       a) Só na hora da compra.

      b) Maquiagem tem validade?

      c) Sempre verifico e não utilizo mais quando estão vencidas.

 

 

     6) Você toma cuidado com a higienização de pincéis e              esponjas?

       a) De vez em quando. Só quando estão muito sujos.

      b) Não.

      c) Higienizo com frequência.

 

 

Resultado

Maioria das respostas C: Você realmente se preocupa e cuida da maquiagem e da pele. Parabéns! Continue assim.

Maioria das respostas A: Você é uma expert em maquiagem mais precisa rever os cuidados com a pele.

Maioria das respostas B: Recomendamos que você reavalie os cuidados com a sua maquiagem e com a sua pele. Procure um bom profissional e esclareça algumas dúvidas.

 Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br    

Por Equipe Corpo em Evidência às 21h48

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!