Sua Pele

12.01.2012

Do Marrocos para Sua Pele

Descoberta do mercado cosmético, o óleo de Argan é o novo ouro da área estética. A belíssima lã produzida pelas ovelhas do Marrocos foi o motivo para este achado. Pesquisadores analisaram a rotina dos animais e perceberam que a semente que elas comiam proporcionava o pelo de brilho intenso. Assim o mundo da beleza ganhou mais um aliado.

O óleo nasce de uma árvore espinhosa típica da região marroquina. Rico em vitaminas A, D e E, o ativo é antioxidante e repleto de benefícios para pele, cabelos e unhas. A joia do Marrocos contém altos níveis de ácidos graxos essenciais (substâncias anti-inflamatórias), ômega 6 (ácido linolênico) e fitosteróis, que protegem o colágeno da degradação.

Intensamente benéfico para a pele, o óleo é um hidratante potente, combate o envelhecimento precoce, restaura o PH natural, regula a oleosidade e previne estrias. É eficiente contra acne e rugas, ajuda a suavizar a pele e protege contra agressões externas. 

Para os cabelos, o óleo controla o volume e o frizz, proporciona mais brilho e protege os fios contra os efeitos nocivos do sol, mar e cloro. Combate pontas duplas e estimula o crescimento. As unhas também ganham com os benefícios do óleo: mais nutrição, proteção contra agressões e combate à quebra. O óleo é encontrado em 20% nas formulações cosméticas, mas também pode ser utilizado puro.


Nos cabelos, o óleo de Argan pode ser aplicado de três formas diferentes:

1. Massagem capilar
Aplique o shampoo normalmente e, em seguida, passe o óleo levemente aquecido (em banho-maria) para uma massagem capilar relaxante.
Após a massagem, os fios podem ser lavados normalmente. A aplicação frequente traz mais força e revitalização aos cabelos.

2. Máscara de tratamento
Lave os cabelos com o shampoo de costume,
escolha uma máscara de tratamento e a misture ao óleo levemente aquecido (em banho-maria). Aplique nos cabelos e deixe por cinco minutos. Enxague e aplique um finalizador. Os fios ficarão mais nutridos e leves.

3. Finalizador
Após a escova ou a chapinha, aplique o óleo de Argan como finalizador.
O produto repara as pontas, proporciona cabelos macios e sem frizz.

O óleo é um grande segredo de beleza, capaz de cuidar da pele, cabelos e unhas de maneira completa e hidratante. Aposte neste tesouro!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 09h22

05.01.2012

Tudo pronto para as férias?

Enfim, hora de descansar! O período mais esperado do ano está chegando, mas o recesso é do trabalho e dos estudos e não da beleza. Na viagem, os cuidados estéticos são importantíssimos, por isso prepare uma nécessaire com tudo que é essencial:

Hidratante labial: para uso noturno formulado à base de DENSISKIN, MATRIXYL (firmadores), NMF, ceramidas (hidratantes) e também licochalcone e glicerina.

Protetor labial: consistência agradável (pode ser bastão ou creme).

Demaquilante: mousses ou gel (pele oleosa), leite de limpeza (pele mista) e creme de limpeza (pele seca).

Protetor solar: para o rosto FPS mais elevado, 45 ou 60. Há protetores com toque seco, efeito mate, controle de oleosidades e também aqueles que combinam hidratantes e antioxidantes. Para o corpo FPS 30 a 45.

Hidratante corporal: fórmulas elaboradas com uréia e ácidos graxos (que mimetizam a composição da pele). É fundamental que sejam fáceis de espalhar e de rápida absorção.

Hidratantes faciais: ricos em vitaminas e antioxidantes (C, E, ácido ferúlico ou Coffeskin) e firmadores (Densiskin, Renovhyal). Escolher o produto que respeite o tipo de pele. Gel creme ou oil free para peles mistas, géis ou séruns para peles oleosas, creme ou loção para pele seca.

Esfoliante corporal: sabonete líquido ou em barra. Ideal para esfoliar corpo, mãos e pés para renovação celular. Na sequência, hidrate muito.

Sabonete líquido: PH compatível com a pele, hipoalérgicos e com substâncias hidratantes que diminuem perdas e repõem o manto lipídico da pele.

Creme potente hidrante para mãos e pés: contendo uréia em concentrações elevadas (20%), glicerina e lanolina para evitar ressecamentos e rachaduras.


Leave-in: ricos em silicones, queratina, aminoácidos, Bio-restore, manteiga de Karitê e manteiga de Illipê.

Shampoo: opte por shampoos com PH semelhante ao couro cabeludo (PH=5) para evitar irritações, sensibilidades e que mantêm as propriedades dos fios.

Shampoos antirresíduos: úteis para retirar impurezas da água do mar e do cloro de piscinas. Evitam build up nos fios (sobreposição de substâncias como cremes, condicionadores e leave-in).

Não se esqueça de levar pinças, tesouras, cortadores de unhas, lâminas de depilação, algodão e curativos adesivos.

Com esse kit na mala os cuidados de beleza ficarão sempre em dia mesmo que você esteja longe de casa. Boa viagem!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h38

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!