Sua Pele

30.11.2011

Programa Mulheres

  Amanhã, quinta-feira, 1 de dezembro,
  Dr. Marcelo Bellini - dermatologista, membro
  da Sociedade Brasileira e da Academia
  Americana de Dermatologia -
estará no
  programa Mulheres, na TV Gazeta.

  O médico vai falar sobre as unhas e como
  elas podem revelar o estado de saúde de
  cada um.
Manchas, unhas cerrilhadas, estrias
  verticais e horizontais, o que significam?

  O Dr. Marcelo esclarece essas e outras
  dúvidas amanhã, no Mulheres.

  Não percam!

  Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

  www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 09h12

24.11.2011

Você sabe escolher o seu perfume?

A aplicação de perfumes é um hábito tão corriqueiro, mas exige inúmeros cuidados. Exposição solar, alergias e alguns mitos são fatores que estão escondidos numa simples borrifada da sua fragrância preferida.

Os perfumes apresentam dois grandes grupos de componentes: psoralênicos e cítricos (substâncias capazes de aumentar a ação dos raios ultravioletas na pele). Os psoralênicos estão presentes nos perfumes amadeirados e os cítricos nas versões florais e frutadas. Quando ocorre a exposição solar, esses componentes podem ocasionar o surgimento de manchas escuras na pele. Entre os dermatologistas essas manchas são conhecidas como dermatite de Berloque. Por isso, muita atenção: sol e perfume não combinam. A recomendação correta é aplicar o perfume em áreas que ficarão cobertas pela roupa, sem riscos de exposição ao sol.



Quem possui histórico de alergias deve ter ainda mais atenção na escolha da fragrância.
Os perfumes possuem conservantes e fixadores que podem causar irritação em algumas pessoas. Se a alergia já se manifestou, é interessante recorrer a testes alérgicos (testes de contato) que detectam qual é o tipo de substância que causa intolerância. Depois de descoberto o ativo, é preciso analisar os perfumes que a pessoa deseja utilizar e checar se essa substância em especial está presente na fórmula do produto.

É importante ressaltar que os perfumes infantis também podem causar irritações porque nem todos estão livres da possibilidade de alergias. Pessoas de pele muito sensível devem procurar linhas de perfumes hipoalergênicos em lojas especializadas.


Como moramos num país tropical, é essencial optar por colônias e eau de toilette que contenham fórmulas mais suaves. Os perfumes mais concentrados podem ficar reservados para utilização em horário noturno. A pele necessita de cuidados diferentes em cada estação do ano e, por isso, a escolha da fragrância também está veiculada à máxima do tempo. No verão é importante escolher fórmulas mais amadeiradas ou cítricas. No inverno é ideal utilizar as versões mais adocicadas com toques florais e frutados.

Perfumes não devem ser utilizados nas axilas porque apenas mascaram o odor e a transpiração. Nessa região é necessário aplicar desodorantes, que agem para reduzir o odor da axila (ação antibacteriana e antitranspirante). Os desodorantes possuem derivados de alumínio em sua fórmula, substâncias que reduzem a atividade da glândula sudorípara.


Aromas atraentes e cheiros instigantes, os perfumes são aliados da beleza. Seguindo todos esses cuidados, as fragrâncias são coadjuvantes de ótimos momentos com a pele.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h35

17.11.2011

Mais dúvidas sobre celulite

Complementando as dúvidas da semana passada, trazemos mais perguntas sobre celulite.

É verdade que roupa apertada causa celulite?
Roupas apertadas não provocam a celulite, mas comprimem os vasos, normalmente nas coxas e glúteos, o que prejudica a circulação na região podendo piorar o quadro já existente.

Refrigerante causa celulite?
Sim. O açúcar presente no refrigerante pode ajudar no aparecimento da celulite.
O consumo de refrigerantes diet ou light também pode estar relacionado ao aparecimento de celulite, pois são ricos em sódio, potássio e fosfatos que promovem retenção de líquidos.


Mulheres magras podem ter celulite?
Sim. Muitas mulheres que têm o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração hormonal da circulação linfática ou predisposição genética ao problema. A alimentação inadequada também causa celulite em mulheres magras.


A celulite tem cura?
Celulite não tem cura, mas é possível melhorar muito a sua aparência através de tratamentos e, também, prevenir o aparecimento de novas.
Existem equipamentos que são um mix de sucção e radiofrequência, que realizam o aquecimento da área aplicada e aumentam o metabolismo das células, reduzindo o seu conteúdo e, consequentemente, combatendo o aspecto de “casca de laranja”. Nos estágios iniciais, a drenagem linfática é uma forte aliada.


Quais hábitos tenho que manter para prevenir a celulite?
• Atividade física aeróbica (natação, caminhada, bicicleta, de 3 a 4 vezes por semana, por 40 minutos);
• Alimentação equilibrada (rica em fibras, pobre em doces, massas e gorduras) e beber no mínimo 2 litros de água por dia.

Com essas informações fica claro que quanto mais cedo iniciar um tratamento estético, melhor é o resultado do tratamento da celulite.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h48

10.11.2011

Dúvidas sobre celulite

Verdadeiro terror entre as mulheres de todo o mundo, a celulite está no topo das reclamações femininas. Trazemos as principais dúvidas sobre o problema.

O que é a celulite?
A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele, causando um aspecto de “casca de laranja”. Ela surge pela alteração da circulação linfática, o que prejudica a remoção de toxinas. Assim, ocorre o acúmulo de líquidos que geram compressão e ainda pioram o processo.


Somente as mulheres têm celulite? E os homens?
Sim, a celulite é típica das mulheres devido à presença dos estrogênios (hormônios femininos) que facilitam a retenção de líquidos e prejudicam a circulação linfática. Os homens podem ter gordura localizada entremeada por traves fibrosas e não celulite.


É verdade que a celulite tem alguns estágios?
Sim. A celulite tem quatro estágios de evolução que são diferenciados pelo inchaço, tamanho dos nódulos, comprometimento da circulação e dor.
• Primeiro grau:
quando aperta ou belisca aparecem “furos”;
• Segundo grau:
quando alguma região do corpo está mais fria, como coxa ou bumbum, há irregularidades na pele (nódulos) quando pressionada;
• Terceiro grau:
quando os “furos” da celulite são visíveis, mesmo sem beliscar;
• Quarto grau:
além dos furos visíveis, há depressões na pele e dor na área comprometida.


A celulite aparece com mais frequência em quais locais do corpo?
A celulite surge principalmente na região dos glúteos, coxa, abdômen e braços.

Quais são os fatores que fazem a celulite aparecer?
• Má circulação sanguínea;
• Sedentarismo e fumo;
• Prisão de ventre: aumenta o volume intestinal, dificultando o retorno
do sangue;

• Obesidade;
• Disfunção hormonal;
• Pílula anticoncepcional;
• Herança genética;
• Má alimentação: dieta rica em gorduras, carboidratos e açúcares (massas, doces, pães).


Na próxima semana, mais informações sobre a celulite!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

www.marcelobellini.com.br

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h58

03.11.2011

Mais dúvidas sobre cabelos

Complementando as dúvidas da semana passada, trazemos mais perguntas sobre os fios.

Qual a frequência ideal para encarar a tesoura?
A cada três ou quatro meses é o período ideal para a saúde dos fios. Para os homens, a cada trinta ou quarenta dias.

Quais ativos devem fazer parte do hidratante capilar ideal?
Nos ingredientes procure ativos como bio-restore,
ceramidas, manteiga de karité, lunamatrix, manteiga de Illipê e lanolina.


Cabelos louros na piscina: como fazer para não ficarem esverdeados?
Não é o cloro que dá aquele tom esverdeado aos fios. O causador do problema é o sulfato de cobre que é utilizado no tratamento das piscinas,
ele se liga a queratina do fio do cabelo e provoca a cor esverdeada. Para prevenir esse transtorno é necessário utilizar leave-in, o produto vai proteger os cabelos do sulfato de cobre. Também como prevenção é importante utilizar shampoo antirresíduo uma vez por semana. Uma dica interessante é a mistura de leite e água (partes iguais). A receita ajuda a remover o tom esverdeado dos fios.


Existe algum jeito de fazer o cabelo crescer mais rápido?
Não. Aquelas receitas caseiras que misturam anticoncepcional ou ampolas de vitamina ao shampoo não têm comprovação científica, assim como vários outros ditos populares. Mas, se o seu cabelo está maltratado e quebra com facilidade, vai demorar mais para crescer. O problema pode ser resolvido com uma hidratação extra para reestruturar os fios. O cabelo tem um crescimento médio de 0,5 a 1 cm por mês. O que determina esse ritmo são fatores individuais, alimentação e cuidados.


Quais os cuidados para quem tem cabelos tingidos?
Os cabelos com tintura necessitam de tratamento especial para que a coloração não dure menos tempo:
hidratação intensiva e uso de leave-in são essenciais. É necessário também recorrer a shampoos para cabelos tingidos que aumentam a fixação do pigmento ao fio.


Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h15

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!