Sua Pele

29.09.2011

Dicas práticas contra a acne

As atitudes do dia-a-dia têm influência sobre os casos de acne. Mudando algumas ações o problema pode ser minimizado e até mesmo banido da pele. Reformule a rotina e fique distante desse inimigo íntimo.

Alimentação

Primeira preocupação de quem quer combater a acne é a alimentação. Essencial realizar dieta rica em fibras e diminuir o consumo de açúcar e gorduras.

Escolhas erradas

Um alerta está no uso de produtos ou sabonetes que retiram demais a oleosidade, deixam a pele ressecada e suscetível a cravos e espinhas. Também é importante evitar o uso de pomadas, elas pioram o estado da acne porque aumentam o entupimento dos poros.

Dica caseira

Para os casos leves uma boa dica é utilizar sabonete líquido misturado ao sal de cozinha para realizar a esfoliação da face duas vezes por semana.

O que pode causar acne?

Altos níveis de estresse podem afetar os hormônios e colaborar para a aparição da acne;

• Maquiagens oleosas podem fechar os poros e causar o aparecimento de espinhas;

• Gravidez, mudanças no ciclo menstrual, menopausa e uso de pílulas anticoncepcionais causam alterações nos níveis hormonais e podem colaborar para o surgimento do problema.


Espremer cravos e espinhas. Pode?

A extração dos cravos deve ser realizada por uma esteticista experiente que higienizará corretamente a pele. Esta profissional usa um produto para dilatar poros e facilitar a retirada dos cravos. Também utiliza produtos antissépticos e luvas para evitar a inflamação.

Já as espinhas não devem ser espremidas nem mesmo por profissionais. Elas devem ser tratadas com fórmulas secativas, máscaras e laser secativo. Todos com supervisão de um dermatologista.


Cuide da pele pensando no amanhã, afinal a acne pode ser passageira, mas as cicatrizes que ela pode deixar são permanentes.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h18

22.09.2011

Acne, um inimigo íntimo

A acne pode ser um inimigo íntimo em diversas fases da vida. Saber reconhecer cravos e espinhas e diferenciá-los é um ponto essencial no tratamento da pele. Eles surgem devido ao funcionamento excessivo da glândula sebácea, célula responsável pela produção de oleosidade.

Cravo x Espinha

O cravo é resultado do entupimento do poro e acúmulo de células mortas. Aquele ponto preto que surge na ponta é formado por resíduos dos pigmentos da pele e restos celulares.

Com o acúmulo de células mortas que obstruem a saída do poro podem surgir inflamações que geram pontos avermelhados. As bactérias participam do processo, infeccionam a região e desenvolvem pontos amarelados conhecidos como espinhas. Por isso, muitas vezes, um cravo mal retirado pode virar uma espinha.

Cada grau de acne exige cuidados diferenciados.


Graus de acne e tratamentos usuais

Grau 1: Somente cravos. Utilizar sabonetes à base de enxofre e ácido salicílico, sabonetes esfoliantes.

Grau 2: Cravos e pontos avermelhados. É preciso aplicar géis à base de peróxido de benzoila ou géis com ácido retinóico ou adapaleno.

Grau 3: Cravos e muitos pontos avermelhados, e alguns pontos amarelados. A recomendação passa pelo antibiótico via oral, géis com ácido retinóico ou adapaleno e antibiótico tópico.

Grau 4: Espinhas internas e muitos pontos amarelados. Tratamento com isotretinoina via oral, que atrofia a ação da glândula sebácea. O tratamento dura de 6 a 8 meses.

Para tratar todos esses graus de acne é insubstituível a supervisão de um médico dermatologista. Na próxima semana abordaremos mitos e verdades sobre a acne, e também algumas dicas. Não percam!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h42

15.09.2011

Pele x Tempo: envelhecimento regrado

Envelhecimento regrado, cercado de cuidados estéticos, focados em beleza e saúde. Esse é o segredo para homens e mulheres maduros. As alterações do tempo podem ser amenizadas com o auxílio de tratamentos antienvelhecimento.

Todos querem elasticidade, pele fortalecida e hidratada. Pensando nisso trazemos alguns destaques:

Hidratação

O Ácido Ferrúlico é um importante antioxidante que é comumente inserido em formulações associadas à vitamina C. A última novidade são os produtos elaborados com altas concentrações desse ativo que revitaliza a pele, deixando-a mais viçosa, luminosa e clara.

Manchas

Geralmente os clareadores agem impedindo a formação da melanina. Já o Melanozyme age na redução desse pigmento. Lembramos que as manchas são excesso de concentração da melanina na pele. O ativo é uma enzima que promove degradação e quebra da melanina – o resultado é o clareamento uniforme da cútis.

Antienvelhecimento

O tratamento indicado para redução das rugas, manchas e sinais de envelhecimento é uma combinação de Luz Pulsada, Infravermelho e Laser com Radiofrequência Bipolar. Esse mix de tecnologias atua sobre o colágeno, promove a estimulação da pele e reverte a frouxidão.


Olheiras

Nos casos de olheiras profundas e depressão na região óssea é possível injetar ácido hialurônico de média densidade. Aplica-se microgotas junto ao osso que envolve a área dos olhos. Assim, a espessura da pele no local aumenta e diminui-se a transparência da região proporcionando vasos menos destacados.


Alimentação equilibrada, exercícios físicos e mente ativa são ações que complementam o trabalho das tecnologias de combate ao envelhecimento. Por isso, alie corpo e espírito, mantendo beleza e saúde em dia.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h02

08.09.2011

Olhar 43

Não resta dúvida de que os olhos expressam muita coisa e são fortes armas de sedução. E quantas expressões eles despertam: “olhar fatal”, “olhos penetrantes” e “devorou-me com os olhos” são apenas alguns exemplos.

Por outro lado, é importante dedicar muita atenção a esta área da face. Assim ficamos livres de observações indesejadas como: olhar cansado, olhos tristes e olhar envelhecido. Pensando nessa necessidade elaboramos alguns passos para alcançar o olhar ideal:


• Sempre retirar a maquiagem antes de dormir. Utilizar leites de limpeza ou soluções miscelares (água e óleo);

• Atenção na escolha de hidratantes para a região dos olhos, eles devem ser testados oftalmologicamente;

• Uso de óculos de sol que possua garantia de proteção contra radiação ultravioleta;


• Os principais ativos para a área dos olhos devem ser: ácido hialurônico, ceramidas, raffermine, MDI Complex, NMF e GPS;

• Após dias de muito trabalho, os olhos refletem o cansaço do corpo. Para aliviar a tensão na região, realize compressas com o saquinho do chá de camomila ou soro fisiológico.


É importante procurar tratamento estético com antecedência para assim retardar o envelhecimento da região dos olhos. As técnicas indicadas são:

• Para redução da flacidez: radiofrequência;

• Combate às olheiras: luz pulsada e injeções de ácido hialurônico.


Com essas dicas em mãos, coloque-as em prática e leve consigo a certeza de um olhar 43, 86, sempre atraente e bonito!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 09h23

01.09.2011

Estética e beleza em Orlando

   Dr. Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo
   em Evidência
, acaba de retornar do Encontro
   Latino Americano de Atualização Científica
   Allergan 2011
. O evento, que durou três dias,
   ocorreu em Orlando, nos Estados Unidos.

   Nesses dias os profissionais tiveram acesso aos
   avanços no tratamento da toxina botulínica e na
   aplicação de preenchedores de revitalização
   facial.
No encontro também foram abordadas
   as novas técnicas para o rejuvenescimento
   do rosto (não cirúrgicas).

“O evento é a oportunidade ideal para trocar experiências, reciclar ideias e conectar-se às evoluções da medicina estética”, diz Dr. Bellini. Em breve o Blog Sua Pele apresentará algumas das novidades exibidas e discutidas no Encontro Latino Americano.

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h14

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!