Sua Pele

30.06.2011

Lábios descascados? Livre-se!

No inverno os lábios ficam mais ressecados. Uma reclamação masculina que é muito pertinente e mais que comum, afinal, eles não recorrem ao íntimo batom que as mulheres sempre trazem à mão.

Quando os lábios ficam avermelhados e sensíveis há uma tendência de passarmos mais a língua na esperança de umedecê-los. O PH da saliva é muito ácido (PH=3,5) e ele é ideal para o contato com a mucosa da boca. Já a pele dos lábios é bastante fina e tem um PH de 5,5. Portanto, a presença da saliva é um fator irritante que ajuda a piorar o ressecamento e que pode resultar em rachaduras.

Em alguns casos, lábios rachados podem identificar déficit nutricional. Pode ser sinal de ausência das vitaminas C, E e zinco no organismo (esses agentes são parte importante na renovação das células da pele).

Dicas para combater o problema

• Beber muito líquido (que ajuda a hidratar a pele dos lábios);

• Utilizar filtro solar específico para a área (há produtos que têm hidratante + FPS);

• À noite, utilizar hidratantes labiais que contenham: ceramidas, ácido hialurônico, acquaporine, vitamina E e glicerina;

• Evitar bebidas e frutas ácidas que têm o mesmo efeito irritativo que a saliva;

• Não arrancar a pele dos lábios;

• Evitar cremes dentais muito abrasivos que fragilizam a área;

• As manteigas são úteis, pois impedem perda de água dos lábios. 


Seguindo essas dicas, os lábios ficam perfeitos no inverno, no verão ou na primavera... Sempre prontos para sem beijados!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

 

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h51

22.06.2011

Kit de sobrevivência nas férias... E no inverno!

Nesse friozinho muitas pessoas se programam para passear no campo e curtir o ar romântico do inverno. Mas, na hora de arrumar as malas para a “diversão do frio”, muita gente esquece de preparar aquela nécessaire que garante pele perfeita mesmo no gelo delicioso de Campos do Jordão, Bariloche, Santiago...

É importante fazer uma malinha com itens indispensáveis:

Hidratante labial: Para uso noturno, formulado à base de DENSISKIN, MATRIXYL (firmadores), NMF, ceramidas (hidratantes) e também licochalcone e glicerina.

Demaquilante: A elegância do frio pode ser complementada com a maquiagem perfeita. Por isso é essencial levar o demaquilante. Mousses ou géis para pele oleosa, leite de limpeza para pele mista e creme de limpeza para pele seca.

Proteção solar

FPS nas áreas descobertas (rosto e mãos)

Ainda há quem se engane e pense que no inverno não é necessário utilizar filtro solar. Esse é um erro muito comum. Nos períodos de frio a radiação solar persiste e causa os mesmos danos detectados no verão. Utilize FPS 20 ou 30. Nunca se esqueça de aplicar protetor solar também nas mãos. Há pessoas que não se acostumam com as luvas, por isso é válido ressaltar: quem não utiliza luvas precisa passar FPS.

Hidratantes faciais

Durante a noite a pele do rosto necessita de mais hidratação, como uma preparação para o dia seguinte. Aposte em cremes ricos em vitaminas e antioxidantes (C, E, ácido ferúlico ou Coffeskin). Escolha o produto que respeite o tipo de pele. Gel creme ou oil free para peles mistas, géis ou séruns para peles oleosas, e creme ou loção para pele seca.

Neve

Para quem programou o passeio em regiões com neve, a proteção solar deve ser intensificada, afinal, a radiação solar produz reflexos na neve. Esse reflexo também pode causar queimaduras na pele.


Corpo

Hidratante corporal: Fórmulas elaboradas com uréia e ácidos graxos (que mimetizam a composição da pele). É fundamental que sejam fáceis de espalhar e de rápida absorção.

Sabonete líquido: Ph compatível com a pele, hipoalérgicos e com substâncias hidratantes que diminuem perdas e repõem o manto lipídico da pele.

Creme potente hidrante para mãos e pés: Contendo uréia em concentrações elevadas (20%), glicerina e lanolina para evitar ressecamentos e rachaduras.

Cabelos

Leave-in: Ricos em silicones, queratina, aminoácidos, Bio-restore e manteiga de Illipê.

Shampoo: Opte por shampoos com Ph semelhante ao couro cabeludo (Ph=5) para evitar irritações e sensibilidades, e que mantêm as propriedades dos fios.


Roupas

Cuidado com o uso de peças sintéticas, pois elas podem causar alergias. Use sempre por baixo, em contato direto com a pele, as roupas de algodão.

Com essa pequena mala em mãos, os cuidados de beleza ficam sempre em dia mesmo que você esteja longe de casa! Ótimas férias e curta o friozinho!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h30

16.06.2011

Construa sua pele no inverno

O período de frio é ideal para a realização de tratamentos na face. Peeling é o procedimento que promove a renovação da pele (acelera o ritmo de regeneração da cútis). Outono e inverno são as épocas mais indicadas para a realização desse tratamento, ou seja, do fim de abril até o fim de setembro.

Existem dois principais tipos de peelings: o químico e o mecânico. Trata-se de um trabalho que realiza esfoliação ou descamação da pele. A diferença entre eles depende do nível de penetração nas camadas: existem aqueles que são superficiais, os médios ou os profundos.      

O resultado do procedimento é a pele mais jovem, com mais vitalidade, redução dos poros, melhora das cicatrizes, clareamento das manchas e uniformização do padrão da pele. É indicado no rejuvenescimento porque também atenua linhas de expressão.


Laser fracionado CO2: Com ele é possível atingir as diferentes camadas da pele de maneira segmentada. Manchas, texturas cutâneas e linhas de expressão são problemas presentes na região superficial da pele, por isso é utilizada a ponteira que tem pequena penetração. Já o tratamento para poros aumentados, rugas profundas, flacidez e cicatrizes é um pouco mais intenso.

Terapia fotodinâmica: Realizada com o uso da substância MAL seguida da aplicação de luz vermelha. Também pode ser feita com a utilização da substância ALA seguida da aplicação de luz azul.

Peeling de cristal, de diamante e peeling ultrassônico: indicados para renovação da pele, fechamento de poros e controle de oleosidade. São coadjuvantes no tratamento domiciliar (facilita a penetração de cosméticos utilizados em casa).

Em todos os tratamentos é importante ter uma boa conversa com o dermatologista, afinal, cada organismo necessita de cuidados diferentes. É importante expor expectativas e vontades ao profissional. Mas, atenção: é preciso saber ouvi-lo e acatar as dicas de alguém que sabe os detalhes desses tipos de tratamentos. Tendo essa visão, o inverno se torna prenúncio de pele jovem, saudável e bonita!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h23

09.06.2011

Pele bonita no frio: a fórmula real

O frio já chegou e com ele a pele sente os efeitos nada agradáveis das baixas temperaturas e as diferenças na umidade do ar. O principal vestígio do inverno é a desidratação. Quando aquele friozinho chega, as células responsáveis pela formação de gordura diminuem sua atividade e a pele torna-se mais seca e pouco viçosa. Essa situação pode se complicar por causa dos banhos muito quentes, que ressecam ainda mais a cútis.

Com o fim do outono e a chegada do inverno, a pele fica mais seca do que nos outros períodos do ano. Surgem descamações, repuxamento, facilidade de aparecimento de marcas de expressão, coceiras e rachaduras. Em contrapartida, é a estação ideal para o desenvolvimento de tratamentos estéticos.

Quem se previne não precisa levar sustos com as baixas temperaturas. Algumas dicas essenciais: nessa época fria há algumas regras mais rígidas. Abaixo, itens elementares que ajudam a ter uma pele maravilhosa também no frio:

Reaplicar o hidratante todas as vezes que sentir a pele ressecada;

Beber aproximadamente 2 litros de água por dia;

Manter os cuidados diários e básicos (limpar, tonificar e hidratar a pele toda manhã e toda noite);

• Tomar banhos mais rápidos (um por dia);

• Optar por hidratantes durante o banho (os óleos corporais são escolhas muito boas);

• Aplicar sabonetes neutros;

• Não esfoliar;

• Não usar buchas;

• Recorrer a hidratantes oclusivos, aqueles que formam uma “barreira” sobre a pele e impedem que a umidade evapore. Já existem produtos formulados com óleos de uva e amêndoas, alantoína e vaselina.

É comum as pessoas pensarem que no inverno não é preciso aplicar o filtro solar. Esse é um erro frequente. O FPS deve ser usado diariamente, em qualquer estação do ano. Nesse período, os raios solares parecem ser mais fracos, mas na realidade não são. Mesmo nos dias frios é preciso recorrer ao protetor com fator 30.

Um apanhado geral de todos esses “toques” e a pele vai apresentar a luminosidade do verão e também o requinte que só o inverno traz.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h29

02.06.2011

Cuidados para um make-up perfeito

Pele protegida é sinônimo de bem-estar e beleza. Essa máxima é crucial em qualquer situação, mas quem usa maquiagem todos os dias deve ficar ainda mais atenta. Alguns itens são essenciais:

1. Avaliar a pele e checar se há sinais de irritações e sensibilidade. Se houver, o ideal é utilizar um make mais leve.

2. Saber o tipo de pele (seca, mista ou oleosa) para escolher a maquiagem certa. Se a pele for sensível, as maquiagens hipoalergênicas são ótimas opções.


3. Primers ajudam a preparar a pele. Eles fazem uma blindagem da região, o que ameniza as agressões da maquiagem e também diminui os riscos de irritações. Os primers também corrigem pequenas imperfeições.

4. A esfoliação facial deve ser evitada, pois aumenta o risco de sensibilidade na pele.

5. Já a hidratação deve ser feita antes da aplicação da maquiagem e também após a retirada dela. Assim como os primers, a hidratação realizada antes do make ajuda a evitar a sensibilidade na pele.

6. A maquiagem mais pesada possui mais partículas de fixação, o que causa maior obstrução dos poros. Por isso, são produtos não indicados para peles mistas e oleosas. Essas maquiagens têm componentes à base de óleo, fórmula que favorece o surgimento de acne devido ao efeito obstrutivo.

7. Os produtos certos para fazer a total retirada da maquiagem são:

• Pele seca: leite de limpeza;

• Mista ou oleosa: gel de limpeza ou mousse;

• Para a região dos olhos: recomendamos soluções que fazem uma mistura de água e óleo, e que são testadas oftalmologicamente.


Dicas simples mostram que os pequenos cuidados fazem toda a diferença. Estar com a aparência bonita é muito importante, mas é imprescindível que esta beleza esteja acompanhada de saúde e longevidade para a pele.

Faça o quiz sobre maquiagem!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h00

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!