Sua Pele

31.03.2011

Depilação livre de transtornos

Algumas medidas importantes facilitam a depilação e protegem a pele. Veja as principais dicas:

Realizar esfoliação dois dias antes da depilação, no dia da aplicação e também dois dias após o procedimento;

Não esquecer a hidratação. Optar por loções de fácil espalhamento e absorção;

Quem depila com lâminas pode passar condicionadores de cabelo. Eles formam uma película protetora que facilita o deslizamento da lâmina e agride menos a pele;

Fórmulas contendo azuleno, aloe vera ou α-bisabolol são calmantes e excelentes após a depilação. Não utilizar substâncias que contenham álcool;

Evitar exposição ao sol após a depilação. Tomar sol menos de 24 horas após depilar-se pode causar manchas;


Nunca depilar áreas com cortes ou ferimentos para evitar inflamações;

Nos salões, é essencial exigir cera descartável;

Na hora da depilação, a pele deve estar limpa, sem a presença de resíduos de óleos ou hidratantes;

A retirada dos pelos deve ser realizada no sentido de crescimento do fio para prevenir pelos encravados;

Antes de se depilar tome uma ducha de água suavemente morna para abrir os poros e facilitar o momento da depilação. Após o banho, faça a depilação e depois lave com água fria ou gelada para fechar os poros.


Com esses cuidados o resultado será pele lisa e macia, pronta para os elogios!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h11

24.03.2011

Pele lisinha... Com dor ou sem dor?

Depilação é o “assunto do dia” para qualquer mulher. As brasileiras têm à disposição um grande leque de métodos que retiram os indesejados pelos. Para decidir, é importante levar em conta o grau de sensibilidade da pele, praticidade e tempo de duração.


A lâmina é a escolha menos indicada porque corta apenas a parte superficial do pelo e dura apenas 2 dias. O uso frequente pode causar irritações e alergias. As ceras (quente e fria) arrancam os fios pela raiz e mantém a pele depilada por 20 dias. Menos dolorida, a cera quente dilata os poros, por isso retira os pelos com facilidade. Essa depilação não é indicada para quem tem vasinhos (por serem superficiais, são mais sensíveis à dilatação que o calor provoca). A cera fria impede o surgimento de pelos encravados, porém causa mais dor que a versão quente.

A alternativa mais eficaz para combater os pelos é a depilação a laser. Os raios são guiados pela melanina, ou seja, o fio rico em melanina atrai os raios em maior quantidade, o que provoca sua destruição. Daí a razão dos melhores resultados ocorrerem nos pelos escuros.

O tratamento a laser pode provocar breves reações como vermelhidão e irritação. Quem se submete a essa depilação deve evitar a exposição ao sol. Isso ocorre porque a pele bronzeada capta mais a luz do laser, o que pode resultar em manchas. Portanto, o sol fica proibido 10 dias antes e 10 dias depois de cada sessão.


Cremes depilatórios e aparelhos elétricos também prometem o fim dos pelos. O primeiro método dura apenas 3 dias e o segundo, 20 dias. O creme corrói a camada de queratina que envolve o fio. Assim, o pelo se solta e basta passar água morna para que ele caia. Apesar de indolor, é primordial realizar o teste de sensibilidade para evitar a possibilidade de alergias. Já os aparelhos elétricos causam muitas dores. Eles possuem dispositivos internos que enrolam e puxam os pelos pela raiz.

Pequenas dores podem valer a pena em nome de uma pele lisinha. Seja por métodos simples ou mais rebuscados, é importante estar à vontade com o corpo e distante dos pelos. Na próxima semana, daremos dicas para facilitar a depilação. Até lá!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 09h11

17.03.2011

Bate-Papo na Editora Abril

Dr. Marcelo Bellini, diretor da Clínica Corpo em Evidência, esteve na Editora Abril, onde participou de um encontro com a imprensa especializada em beleza e saúde.

De maneira descontraída e atual, o médico falou sobre as principais novidades do Congresso IMCAS, de Paris, e do Meeting de Dermatologia, que ocorreu em Nova Orleans. O bate-papo aconteceu na última terça-feira, dia 15 de março.


Durante o encontro, as jornalistas puderam esclarecer dúvidas e acrescentar informações sobre os assuntos que estão na ordem do dia para os especialistas. Novas aplicações para ativos amplamente disseminados, inovações em equipamentos e as últimas descobertas em tratamentos estéticos foram pontos essenciais dessa aula informal e divertida.

Nada substitui uma boa conversa, por isso é fundamental ir até as jornalistas e trocar informações, discutir as principais dúvidas das leitoras e contribuir para novas pautas”, acrescenta Dr. Marcelo Bellini. O médico aproveita para agradecer a presença de todas e deixar um abraço especial para cada uma.

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h47

10.03.2011

Um brinde à feminilidade!

No passado, as comemorações pelo Dia das Mulheres estavam intensamente ligadas aos movimentos feministas que reivindicavam empregos mais dignos, melhores salários e igualdade entre os sexos. Nos dias atuais, as mulheres já acabaram com o mito do “sexo frágil” e estão representadas em todos os setores da sociedade. Agora surgem novas lutas...

Acostumadas com a dupla jornada, elas merecem total compreensão e respeito, afinal destacam-se no trabalho e também comandam com perfeição a rotina de seus lares, cuidando da família com amor e carinho. Tudo isso e as 24 horas do dia ainda não acabaram: nossas heroínas encontram disposição para enfrentar depilação, manicure e visitas ao cabeleireiro. Sempre alinhadas e belas, as mulheres têm, na verdade, uma jornada tripla!


Diante dessa nova mulher, o setor de beleza está sempre se renovando e é a área mais influenciada pela hiperatividade do público feminino. Consumidoras exigentes, vaidosas e antenadas, elas são o foco dos segmentos publicitário, comercial e industrial.

Os especialistas em dermatologia também lidam intensamente com o mundo feminino e estão preparados para detectar e entender suas necessidades. É admirável a atitude preventiva da mulher contemporânea, sempre cuidadosa com sua saúde mental e corporal. Com a beleza em dia, elas estão prontas para levar mais cor e alegria a um cotidiano árduo e sério.


Feminilidade, força, determinação e sensibilidade: todas essas características muito bem equilibradas dão a mulher um título heroico. E o futuro reserva novas conquistas femininas. Parabéns, mulher! E que todos os dias sejam seus!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h43

02.03.2011

Curta o Carnaval de bem com a pele

A temporada mais alegre do ano fica ainda melhor com alguns cuidados de beleza

Chegou o Carnaval! A diversão está em todos os cantos do Brasil. Mas, muitas vezes, a festa vem acompanhada de alguns descuidos. Para aproveitar o feriadão e ainda manter a saúde e a beleza, seguem algumas dicas importantes:

Roupas

• Opte por roupas leves e dê preferência para tecidos de algodão ou dry fit. A combinação suor e calor podem resultar em irritações na pele e micoses;

• O calor intenso pode gerar o aparecimento de brotoejas (também conhecidas como miliária), principalmente nas crianças. Uma dica: não durma sem roupa, ou só com a roupa de baixo, a camiseta de algodão é fundamental para absorver o suor.


Locais

Mosquitos, borrachudos e pernilongos são muito comuns em praias e sítios. Por isso, muito cuidado com a resposta alérgica, que pode ser exacerbada. Às vezes duas ou três picadas já deixam o corpo inteiro tomado. Para impedir esse problema é preciso:

• Escolher o repelente adequado (já existe filtro solar com repelente);

• Deixar o quarto fechado principalmente ao cair da tarde, hora da infestação dos insetos;

• Utilizar mosquiteiros, telas e ar condicionado;

• Ter cuidado com inseticidas em spray e as versões de tomada (mesmo aqueles que não exalam cheiro), pois eles podem ser tóxicos.


Sol

• Aplique filtro solar 30 minutos antes da exposição ao sol. Atenção ao horário entre 11h e 15h, que é o pico da radiação;

• Leve chapéu, boné e óculos. Homens com pouco cabelo devem aplicar protetor solar no couro cabeludo.


Líquidos

• O suor é intenso, afinal é o ápice do verão. Tome muito líquido: água, sucos e água de coco;

Cuidado com as bebidas alcoólicas, pois elas “sequestram” a água do nosso corpo.


Corpo e cabelo

• A pele fica em contato com o sol, vento, areia, sal e cloro. Portanto, após o banho, dê uma atenção especial a ela. Prefira banhos mais frios e aplique hidratantes potentes;

• Utilize leave-in com filtro solar nos cabelos;

• Ao sair do mar ou piscina jogue um pouco de água filtrada para retirar o excesso de sal ou cloro;

• Os lábios também precisam de hidratação. Atualmente existem cremes e protetores solares ótimos que auxiliam nesta proteção.


Muito cuidado com excesso de sol, alimentação inadequada e poucas horas de sono. Isso tudo reduz a imunidade e abre espaço para infecções, inclusive o herpes labial.

Bom Carnaval!

Fotos: Banco de Imagens Stock.xchng

Por Equipe Corpo em Evidência às 09h28

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!