Sua Pele

27.04.2010

Adeus aos calos

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Dr. Marcelo Bellini ensina como evitar e tratar as calosidades

Hoje em dia, cada vez mais homens e mulheres praticam atividades físicas que fortalecem e tonificam a musculatura, como boxe, remo, musculação e pilates. Porém, esquecem de proteger e cuidar das mãos e, em pouco tempo, vê-se pele espessa ou com calos.

De acordo com Dr. Marcelo Bellini, dermatologista, os cremes ricos em uréia, glicerina, lanolina e silicones devem fazer parte da nécessaire de qualquer pessoa adepta às atividades que requerem força. “Além de hidratar ou recuperar as mãos, essas loções formam uma película protetora contra o atrito”, explica o médico. Outra orientação é usar sempre luvas de couro forradas com espuma ou as de neoprene.

No entanto, se todos esses cuidados não forem o suficiente, Dr. Marcelo recomenda o uso de fórmulas ricas em altas concentrações de ácido salicílico, que tenham efeito queratolítico, ou seja, promovem o desgaste químico gradativo da calosidade e, ao mesmo tempo, hidratam e reduzem o endurecimento e a elevação.

Mais uma dica importante: nunca utilizar lixas, pedras ou lâminas. Dr. Marcelo avisa que quando lixamos, a pele produz mais queratina para tentar se proteger e o resultado é uma melhora inicial, porém, na sequência, piora. “Na dúvida do que fazer, procure sempre um especialista”, aconselha o dermatologista.

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h09

20.04.2010

Lançamentos do 68º Meeting de Dermatologia

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Dr. Marcelo Bellini conta os lançamentos do evento dos EUA

O 68º Meeting de Dermatologia realizado em Miami no mês de março trouxe muitas novidades para a face e o corpo. O Dr. Marcelo Bellini, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, revela agora todos esses lançamentos.

Face

Atendendo aos pedidos da classe médica, foram apresentados os frascos individualizados de aplicações de botox. Chega de divisões! “Cada paciente com seu frasco, que será aberto e aplicado imediatamente, sem armazenagem depois de aberto”, explica Dr. Marcelo. Entre os produtos, estão as toxinas botulínicas em doses individuais, já em fase de registro na ANVISA. Sem perder a eficácia e duração do Botox tradicional, os novos frascos representam vantagens para os médicos que podem agendar seus pacientes com mais flexibilidade e aplicar volumes menores. Já para os pacientes, representa segurança e resultados mais naturais. “Ou seja, todos ganham!”, comemora Dr. Marcelo Bellini.

Pensando nos rostos que precisam repor volume para reconquistar a jovialidade e a aparência saudável, chegam ao mercado os volumizadores faciais, novo produto à base de ácido hialurônico, uma substância presente no organismo de todos os animais - inclusive, no nosso - que preenche os espaços entre as células e é responsável pelo volume da pele, forma dos olhos e lubrificação das articulações. Esta substância, que também pode ser obtida sinteticamente, é absorvida com facilidade pelo organismo, sem complicações ou rejeições. Os resultados podem durar aproximadamente de 12 a 18 meses, “dependendo dos cuidados que o paciente tiver”, lembra o dermatologista.

Corpo

Os aparelhos de radiofreqüência são os preferidos no combate à flacidez, porém, até então, eles eram unipolares ou bipolares, ou seja, emitiam calor em uma ou duas direções. A inovação está num novo equipamento de radiofreqüência multipolar. Dr Marcelo Bellini explica que este aparelho funciona com oito pontos. “Um ponto cria um campo magnético com os outros sete e os outros sete entre si, atingindo várias camadas da pele, das mais superficiais às mais profundas”, esclarece o dermatologista. A interação entre os pontos de campo magnético resultam numa reestruturação do colágeno e fibras de elastina, gera novas fibras, atinge maior profundidade e o tratamento é mais rápido devido ao tamanho do cabeçote. Seu formato anatômico permite mais contato com pele no deslizamento e sua temperatura se mantém homogênea, o que permite trabalhar a região de maneira uniforme e segura para o paciente. O tratamento dura dois meses, sendo uma sessão por semana. Os resultados começam a aparecer após a segunda sessão. “Após o tratamento, a manutenção tem que ser uma vez por mês”, recomenda Dr. Marcelo.

Por Equipe Corpo em Evidência às 12h31

13.04.2010

Chá branco para hidratar e proteger a pele

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Tempo frio combina com chá!

Para melhorar a circulação da pele, hidratá-la e combater os radicais livres, o Dr. Marcelo Bellini recomenda o consumo do chá branco, que apresenta maior concentração de polifenóis e outros antioxidantes em relação à versão verde. Além da forma de bebida, o chá branco pode ser usado como esfoliante, máscara facial e hidratante. Elimina células mortas, clareia manchas, suaviza olheiras, refresca e protege a pele contra o envelhecimento.

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h15

01.04.2010

Dr. Marcelo Bellini no Programa Mulheres

O Dr. Marcelo Bellini estará hoje, quinta-feira, no Programa Mulheres, da TV Gazeta, a partir das 14h30.

O dermatologista falará sobre a queda de cabelos: as causas, os exames e os tratamentos.

Não percam!

Por Equipe Corpo em Evidência às 11h48

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!