Sua Pele

30.03.2010

Desfrute da Páscoa sem temer as espinhas

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

A data mais gostosa do ano sempre desperta aquela dúvida: afinal, chocolate faz bem ou mal a saúde? Veja agora como curtir a Páscoa sem futuras dores de cabeça!

O chocolate é rico em flavonóides que têm efeito antioxidante, o que seria benéfico para a pele atuando como antienvelhecimento. No entanto, ele apresenta gordura saturada e açúcar que podem, em excesso, ser prejudiciais para pele. O açúcar hoje é apontado como vilão no processo de envelhecimento do organismo, inclusive da pele. Neste caso acontece o fenômeno de glicação.

Não há nenhuma confirmação científica de que existe correlação direta entre a ingestão de chocolate e o aparecimento de acne, mas o excesso de gordura pode aumentar a chance de ter oleosidade excessiva da pele e o aumento do risco de surgimento de acne.

"Após a Páscoa, noto na minha experiência clínica que alguns pacientes que estavam evoluindo bem com medicamentos prescritos têm uma piora do quadro de acne", comenta o Dr. Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Mas quando é excesso? Depende da capacidade individual de metabolização. Em linhas gerais, 100g ao dia representariam uma quantidade benéfica. É importante salientar que o chocolate é muito calórico, mesmo o diet, que não tem açúcar, mas tem maiores concentrações de gordura, o que pode resultar em ganho de peso.

Exagerou na dose? Aprenda a driblar esses efeitos

Consumir chocolate em porções moderadas, sem exageros, no máximo 200g por dia na época da Páscoa e não se lambuzar de uma só vez é o ideal. O Dr. Bellini ainda orienta que o hábito de consumir frutas, verduras, legumes e cereais ajudam no melhor funcionamento do intestino, facilitando a eliminação das gorduras, uma vez que estas são "carregadas" pelas fibras.

“Ingerir grãos integrais como aveia e farelo de trigo - que são os principais 'carregadores' da gordura facilitando a alimentação pelo nosso intestino -  hidratam, o que facilita a diluição e eliminação por parte dos rins”, conclui o dermatologista.

Por último, se aparecerem espinhas ocasionadas pela oleosidade excessiva, opte por sabonetes que contenham ácido salicílico, enxofre, própolis ou hamamelis. Nunca esprema!

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h24

23.03.2010

De repente 50

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Deixe a pele mais jovem e faça da meia idade a melhor fase da vida com o novo tratamento da Clínica Corpo em Evidência

A fase dos 50 anos das mulheres expõe na pele a experiência e a beleza. Para as vaidosas que pretendem inibir as rugas, atualmente é possível fugir do bisturi e optar por tratamentos que controlam e evitam, fazendo com que os traços dos anos fiquem somente nas atitudes maduras.

Aprovado pela ANVISA e FDA (EUA), o Triniti é composto por três procedimentos sequenciais realizados na mesma sessão que emprega a tecnologia ELOS - combinação da Luz Pulsada, Infravermelho ou Laser com Radiofrequência Bipolar - para redução das rugas, manchas, flacidez e sinais de envelhecimento.

“A tecnologia ELOS e a sinergia entre as técnicas de Luz Pulsada, Radiofrequência, Infravermelho e Laser, fazem com que este trabalho coordenado de tratamentos atue na sequência de aplicação das ponteiras, otimizando os custos e o tempo.”, explica o Dr. Marcelo Bellini.

O Triniti é feito com três ponteiras que atuam na pele:

SRA: emite uma luz pulsada associada à radiofrequência, que é útil para a melhora da textura da pele, fechamento de poros e clareamento.

ST: associa as técnicas do infravermelho e radiofrequência que, utilizadas juntas, dão qualidade ao tratamento e proporcionam um melhor resultado à pele. Esta combinação no mesmo disparo atua sobre o colágeno, promovendo a estimulação e revertendo a frouxidão da pele ao fazer com que ela volte à posição original. Portanto, muito indicado para reduzir a flacidez. Pode ser aplicado no rosto e pescoço, incluindo as pálpebras.

Matrix: é a última ponteira que associa o laser fracionado mais a radiofrequência. Ela promove a destruição da pele em pequenas ilhas microscópicas, isto é, a região da pele que precisa ser regenerada vai ser destruída microscopicamente, de forma quase que imperceptível. A pele ao redor da região tratada vai atuar na regeneração e recuperação da área que recebeu o laser, proporcionando a redução das linhas de expressão, pés de galinha e rugas ao redor dos lábios.

Dr. Marcelo também ressalta as precauções. “Durante o tratamento, o paciente não deve se expor ao sol. São necessárias três sessões, uma vez ao mês. Pode ser aplicado em peles claras ou morena, porém, com exceção em pele negra”, finaliza o especialista.

O breve resultado satisfatório é percebido pelos pacientes na revitalização 3D da pele, ou seja, melhora do sulco, da textura, brilho, firmeza, rugas, manchas e linhas de expressão.

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h44

16.03.2010

68º Congresso Americano de Dermatologia

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Dr. Marcelo Bellini está de volta do 68º Congresso Americano de Dermatologia! Entre os temas mais discutidos estão os novos tratamentos rejuvenescedores e contra a flacidez.

Aos poucos, Dr. Marcelo contará quais são as novidades que prometem agitar as clínicas de estética nos próximos meses.

Em breve! Não percam!

Por Equipe Corpo em Evidência às 12h03

08.03.2010

Vitalidade e beleza para o Dia das Mulheres

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Cada vez mais vaidosas e exigentes, no dia-a-dia da prática de dermatologia estética, os especialistas afirmam lidar com um mundo caprichosamente feminino, respeitando e entendendo as necessidades das mulheres. A busca pela beleza e satisfação pessoal são duas grandes molas que impulsionam em maior ou menor grau o perfil de quase todas elas.

Hoje não vale mais aquela frase: “Mulher não se arruma para o homem e sim para outras mulheres”. Elas se arrumam, principalmente, para se sentirem bem, para enfrentarem o cotidiano e, assim, colocar um pouco de cor no mundo árduo com o toque de vaidade.

É admirável a atitude preventiva da mulher contemporânea em querer estar sempre bem com sua aparência e saúde mental e corporal!

Feliz Dia das Mulheres!

Um abraço,

Dr. Marcelo Bellini

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h00

05.03.2010

De cara com a vida

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Dr. Marcelo Bellini explica todas as técnicas de peeling

Com a chegada do inverno, o rosto e os cabelos ficam mais expostos. Para aqueles que sofrem com manchas ocasionadas por cravos ou espinhas, ou até mesmo pela gravidez, o peeling é o tratamento certo para quem quer resultado positivo, rápido e seguro. Atualmente, esta opção ganha espaços de destaque em tratamentos dermatológicos estéticos e ainda é o procedimento número um realizado nos consultórios.

Os peelings mecânicos mais conhecidos são o de cristal e o de diamante. São muito utilizados, pois ficaram consagrados como “Lunch peel”, ou seja, o paciente pode realizar e voltar para suas atividades sem marcas, no caso do superficial. São realizados de forma seriada, com intervalos semanais, num total de 5 ou 6 sessões de acordo com o tipo de pele do paciente. O resultado é bom devido à somatória das aplicações.

O peeling é indicado para reduzir poros, linhas de expressão, potencializar o efeito dos clareadores de uso domiciliar e reduzir marcas de acne. Não há necessidade de afastamento das atividades diárias e não requer preparo da pele. No entanto, são indispensáveis o uso de protetor e o afastamento de praias, piscinas e exposição ao ar livre durante todo o tratamento e 15 dias após a última sessão.

Os peelings químicos são classificados em:

1. Superficiais

Ácido retinóico: que é o mais utilizado na concentração de 3%, 5% até 7%. É aplicado após a higienização da pele em todo o rosto e o paciente vai para casa com o produto (máscara), e permanece por 4 a 6 horas de acordo com a orientação médica, lavando logo na sequência. Muito indicado para revitalização da face, reduz linhas de expressão, fechamento de poros e clareamento de manchas. São seriados, sendo a aplicação 1 vez a cada 15 a 20 dias, geralmente em 3 ou 4 sessões. É necessário o afastamento do sol durante o tratamento e 20 dias após última sessão;

Clareamento (ICP, cosmopeel, cosmelan, obagi e outros): mix de ácidos e clareadores (kójico, fítico, hidroquinona, licorice, entre outros) em altas concentrações para aplicação em consultório. É aplicado da mesma forma que o do ácido retinóico, agindo pelo período de 6 horas e lavando em seguida. Após 5 dias, inicia-se o complemento de uso domiciliar, ou seja, a manutenção;

Ácido salicílico: tem efeito secativo para acne ativa. Pode ser aplicado no rosto geralmente a 20% e nas costas, região peitoral e nádegas a 30%. São realizadas de 4 a 5 sessões com intervalo de 15 dias. Útil também para reduzir marcas e manchas deixadas por acne já tratada nas costas. O produto atua por 3 horas e em seguida a região deve ser lavada. O paciente deve ter cuidado com o sol durante o tratamento e 15 dias após última aplicação;

Combinados: pode-se utilizar a combinação de ácidos ou mecânico + ácido. Por exemplo: peelings de cristal e, na sequência, o ácido retinóico é aplicado a 5% ou 7%. Muito utilizado para tratamento de estrias recentes e mesmo as tardias. Em seguida, a área é envolta com filme plástico e por 6 horas. São necessárias entre 5 a 6 sessões com intervalo de 15 dias. Podem também ser realizados no rosto com concentração de retinóico a 2% ou a 3%.

Observação: em geral, os peelings superficiais são indolores.

2. Médios

Requerem afastamento das atividades por 5 a 7 dias. O paciente precisa ficar em casa devido à descamação e vermelhidão intensas, e não pode se expor ao sol por 40 dias.

Os peelings mais utilizados são o ATA (ácido tricloro acético a 35%) e o glicólico a 70%. É necessário preparar a pele 15 dias antes com fórmulas clareadoras para não haver riscos de manchar a pele. Pacientes com histórico de herpes devem preservar antiviral.

Para esse tipo de peeling, aplica-se um creme anestésico tópico 30 minutos antes da sessão para reduzir o desconforto e queimação. Após a aplicação ,uma pomada com corticóide e antibiótico é prescrita. É realizado com intervalo de 60 dias e os resultados são obtidos com 1 ou 2 sessões. É sugerido para rejuvenescimento e cicatrizes de acne.

Para saber qual peeling é o mais indicado para o seu problema, converse com um dermatologista de sua confiança e nunca entregue sua pele e saúde nas mãos de qualquer profissional.

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h47

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!