Sua Pele

26.11.2009

Ano novo: hora de check–up

 

Foto: Banco de Imagens Stock.xchng

Conheça as tecnologias dermatológicas que auxiliam os cuidados para manter a pele, os cabelos e as unhas mais saudáveis

Agendar uma consulta para avaliar o estado atual da pele, dos cabelos e das unhas, ainda mais neste período de exposição extrema ao forte sol do verão, é essencial. Não é só o silêncio de sintomas e sinais que indicam a ausência de doenças.

Confira agora o que checar numa consulta dermatológica:

1. Dermatoscopia: faz acompanhamento de pintas (nevus) que podem crescer, mudar de cor e formato. É um excelente recurso para mapear e acompanhar lesões suspeitas, que são fotografadas e têm sua evolução observada a cada 6 meses.

2. Avaliação UV da pele: o equipamento consegue prever riscos de aparecimento de manchas (melasma ou melanose solar), indicar a carga de radiação UV a que a pele foi exposta, linhas de expressão, rugas, grau de dilatação dos poros, intensidade e quantidade da atividade da flora bacteriana na nossa pele, entre outros achados.

3. Avaliação capilar: é possível avaliar a densidade de fios de cabelos por cm², estado geral do couro cabeludo, presença ou não de oleosidade intensa, descamação, dermatite seborreica, integridade do fio, entre outros.

4. Ultrassom da pele: é possível realizar avaliação da espessura da pele, quantidade de colágeno (fibras de sustentação), grau de hidratação, determinar estado atual e melhora após tratamentos tais como: formulações específicas, peelings, laser e fórmulas via oral.

Lembre-se sempre: existem alguns problemas que podem e devem ser detectados precocemente para a prevenção de complicações futuras.

Por Equipe Corpo em Evidência às 09h24

24.11.2009

Bem-vindos!


Este blog tem o propósito de informar e discutir temas relacionados à dermatologia estética, baseado no conhecimento do Dr. Marcelo Bellini.

A missão deste espaço é esclarecer as mentiras e verdades sobre as principais dúvidas e novidades da área, e também dar dicas de como ter pele, cabelos e unhas sempre saudáveis.

Esperamos por sua visita!

Por Equipe Corpo em Evidência às 16h32

Dr. Marcelo na Rede TV!

Dr. Marcelo Bellini está agora no programa Manhã Maior, transmitido pela Rede TV!, explicando sobre os prejuízos do bronzeamento artificial.

Logo após sua participação, ele estará disponível na sala de bate-papo durante vinte minutos.

Não perca!

Por Equipe Corpo em Evidência às 10h30

Ir para UOL Saúde Ir para UOL Mulher

Sobre o autor

Dr. Marcelo
M. Bellini

  • Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
  • Membro da Academia Americana de Dermatologia.
  • Professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal
  • CRM 76.313 – SP
  • Site: www.marcelobellini.com.br

Sobre o blog

Bem-vindo a um novo espaço com informações, novidades e dicas sobre dermatologia e estética para homens e mulheres.

Postagens frequentes e interativas. Participe! Sugira novos temas!